Necessário conhecer: Dom Hugo Bressane, o primeiro bispo de Marília-SP

domingo, 6 de fevereiro de 2011


Dom Hugo Bressane de Araújo nasceu na cidade de Machado (MG), no dia 4 de setembro de 1898, e foi ordenado presbítero no dia 11 de fevereiro de 1923, em Campanha (MG). Já no ano seguinte, foi nomeado cônego do Colendo Cabido daquela diocese. No dia 27 de outubro de 1932, foi nomeado Prelado Doméstico do Papa Pio XI. Teve brilhante atuação nos movimentos da Ação Católica.
Eleito bispo de Bonfim (BA) em 19 de setembro de 1935, com apenas 37 anos, recebeu a ordenação episcopal em 16 de fevereiro do ano seguinte. Para o seu episcopado, escolheu o lema "Quem perseverar até o fim, será salvo".

A diocese de Bonfim abrangia, então, uma área de 127 mil quilômetros quadrados, dez vezes maior que a diocese de Marília. Fundou lá a primeira Escola Normal e de Catequistas.
Foi transferido para a diocese de Guaxupé (MG) em 19 de setembro de 1940. Lá, realizou o primeiro sínodo diocesano e construiu a catedral, uma das maiores do Brasil. Foi promovido a arcebispo titular de Cotrada em 3 de setembro de 1951 e nomeado coadjutor, com direito à sucessão, do arcebispo de Belo Horizonte.
Veio para Marília em 1954, primeiramente como administrador apostólico, tomando posse no dia 21 de março daquele ano. Dom Hugo foi nomeado bispo diocesano em 7 de outubro, tendo conservado o título de arcebispo.
Dom Hugo construiu o Seminário Menor São Pio X, erigiu numerosas paróquias, chamou religiosos e religiosas para o trabalho apostólico da diocese e visitou diversas capelas e escolas. Em sua vida episcopal, ordenou 27 presbíteros.

Entre as benemerências que lhe são devidas, estão ainda nove cartas pastorais e inúmeras cartas circulares sobre os mais diversos assuntos. Publicou cinco folhetos com preciosas notícias históricas, além de uma obra literária de vulto, intitulada "O aspecto religioso da obra de Machado de Assis".
Tomou parte no Concílio Plenário Brasileiro, em 1939, e em todas as sessões do Concílio Vaticano II, entre 1962 e 1965. A partir de 24 de julho de 1961, passou a ser assistente do Sólio Pontifício, nomeado pelo Santo Padre o Papa João XXIII.
Recebeu como bispo auxiliar Dom Frei Daniel Tomasella, em 20 de dezembro de 1969. Dom Frei Daniel tornou-se o seu sucessor, como bispo diocesano, em 23 de abril de 1975.
Dom Hugo permaneceu na diocese de Marília, como bispo emérito, até 9 de junho de 1988, quando faleceu, três meses antes de completar 90 anos de idade. O corpo de Dom Hugo Bressane de Araújo está sepultado no jazigo da Basílica Catedral de São Bento.
     
            

0 comentários:

Postar um comentário